A consulta com o cirurgião plástico – o que esperar? Como me preparar?

O primeiro passo para realizar uma cirurgia plástica ou algum procedimento estético, é colher informações de pessoas conhecidas que já tenham sido pacientes ou que tenham boas referências de algum profissional. Importante que ele seja, um membro especialista credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Acessando o site www.cirurgiaplastica.org.br é possível constatar se o profissional indicado é mesmo membro desta Sociedade.

Hoje, com a quantidade e diversidade de informações que dispomos nos meios de comunicações, principalmente na Web (redes sociais, sites, blogs), é comum o paciente já chegar ao consultório com uma ideia do que pode e o que ele quer que seja feito. É esperado que tenha dúvidas, até porque muitas vezes encontrará informações conflitantes nestes meios.

Para o bom andamento da CONSULTA e aproveitamento máximo, o ideal é o paciente traga uma lista com as suas principais dúvidas e faça suas perguntas ao médico ao final da consulta.

É muito comum encontrarmos o termo “AVALIAÇÃO” sendo utilizado como sinônimo de CONSULTA médica... E não é! O CIRURGIÃO PLÁSTICO é, antes de tudo, um MÉDICO que estudou pelo menos por 11 anos para estar ali atendendo ao paciente.

Assim, é fundamental e indispensável, já visando à segurança do procedimento, que sejam colhidos dados objetivos como: medicações em uso, doença pré-existentes, cirurgias já realizadas, gravidez, alergias. Será com base nessas informações, nas observações e queixas do paciente e no seu exame físico, que o médico cirurgião plástico chegará a um “diagnóstico” e aí sim será proposto o seu “tratamento”.

Nesta primeira CONSULTA será feita uma prévia de todos os gastos, serão solicitados os exames pré-operatórios, e o paciente orientado quanto aos cuidados pré e pós cirurgias ou procedimentos.

Lembre-se: Cirurgia plástica é um tratamento médico como qualquer outro! E deve ser tratada com a mesma seriedade, objetividade, respeito, cuidados e precauções.

Bom saber: se você possui um PLANO DE SAÚDE livre escolha, tem direito a REEEMBOLSO de parte ou do valor integral da consulta, mesmo que o profissional não seja credenciado.

Informe-se com nossas secretárias.