Informações para o pós-operatório

Uma etapa muito importante!

Após o procedimento, seu médico ou alguém de sua equipe irá ser responsável pela sua alta hospitalar. A depender do porte da cirurgia, esta poderá ser no mesmo dia da intervenção, ou no dia seguinte na maior parte dos casos.

A alta costuma ser um momento muito aguardado pelo paciente e acompanhantes, porém também traz à tona sentimentos de insegurança e responsabilidade.

Você muitas vezes estará parcialmente incapacitado(a) para atividades do dia a dia, poderá sentir dores e outros incômodos, usará vestimentas especiais (cintas, sutiãs, meias, placas) e em alguns casos ainda terá drenos. Virão as preocupações com os curativos, banhos, alimentação, etc.

Novamente, ninguém melhor que seu cirurgião e sua equipe para orientar e tranquilizar.

A disponibilidade do médico ajuda muito no sentimento de segurança do paciente. É bom saber que se tiver uma dúvida ou algum imprevisto, ele estará por perto. Muitos cirurgiões disponibilizam seus contatos telefônicos e/ou de membros da equipe para caso de emergências.

Notamos com frequência, um certo grau de ansiedade e depressão, principalmente nos primeiros 3-5 dias de pós-operatório. Isto é fisiológico e esperado. Toda cirurgia é uma “agressão” ao organismo. Neste caso uma “agressão” consentida, programada e desejada, mas as respostas hormonais de nosso organismo são semelhantes às que ocorrem quando estamos doentes. Pode-se até notar um grau de arrependimento, afinal, ainda não é possível ver os resultados da cirurgia, estamos “agredidos”, inchados, “deformados”, roxos, debilitados, dependentes e incomodados..., mas tudo isto é passageiro!

Os cuidados de pós-operatório como drenagens linfáticas são muito benéficas nesta fase. Sentir-se cuidado traz um conforto enorme.

São perguntas frequentes: quando posso fazer esforço? Quando retorno atividade física? Posso tomar sol? Quanto tempo de cinta/sutiã?

Cada cirurgia/procedimento, tem suas particularidades e cuidados especiais, que deverão ser minuciosamente explicados e obedecidos para não comprometer os resultados.

A data da primeira consulta pós-operatória pode variar de acordo com as condutas, rotinas pré-estabelecidas da clínica, tipo de cirurgia e necessidade individual. Geralmente vai acontecer dentro da uma semana.

O período total do pós-operatório vai demandar semanas, às vezes meses, e até anos. Você terá consultas esporádicas e orientações específicas para cada época.

Lembre-se: É importante não abandonar o tratamento apenas por estar sentindo-se bem. Seu medico ainda fará observações e recomendações sobre as cicatrizes, prevenção de fibroses entre outros.