O período pré-operatório

O Período Pré-operatório

Depois do primeiro contato com o cirurgião plástico, você deve estar a vontade para deixa-lo cuidar de você. Empatia e confiança é fundamental para o bom relacionamento médico-paciente.

Decidido por fazer a cirurgia/procedimento, é preciso organizar as alterações de rotina e os cuidados que serão necessários: quanto tempo para voltar ao trabalho, voltar a dirigir, fazer esforços, locomover-se sozinho, tomar banho, retornar para os procedimentos de pós-operatórios, etc.

Você irá realizar os exames solicitados, consultar outros especialistas caso necessário (como cardiologista, endocrinologista), planejar seus gastos com hospital, honorários, medicamentos, cintas, etc. Lembre-se que é importante considerar alguma “reserva”. Eventualidades sempre podem acontecer.

Após a primeira consulta, por mais que tentamos esgotar ao máximo o assunto, é normal o paciente ainda ter vários questionamentos. E isto é bom!!! Faça um nova listinha para levar junto com seus exames pré-operatórios. Quanto menos dúvidas você tiver no dia da cirurgia e mais segurança da sua escolha, mais tranquila é a caminhada...

Na última consulta antes da cirurgia, seus exames e relatórios serão analisados pelo cirurgião plástico, suas dúvidas sanadas, serão assinados os contratos, termos de consentimento, e você também já terá acesso as orientações para o dia da cirurgia e para os cuidados em casa após a alta.

Normal e esperado um certo grau de ansiedade nesta fase, mas se notar algum exagero e/ou julgar necessário , é prudente agendar outro retorno ao médico para tentar se acalmar.

Ele sempre será a melhor pessoa para te tranquilizar! Afinal, foi você quem o escolheu.