image_not_found

Abdominoplastia

A Abdominoplastia ou “dermolipectomia abdominal” é a cirurgia que visa remover o excesso de pele e flacidez, assim como reaproximar a musculatura abdominal ( correção da diástase).

Chamamos de diástase abdominal, o afastamento dos músculos retos abdominal da linha média (linha alba). Este afastamento pode ser congênito, consequência de gravidez(es) ou de ganho excessivo de peso, e pode influenciar negativamente na postura do paciente, uma vez que a musculatura abdominal é responsável por ajudar no suporte da coluna vertebral.

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, e o tempo de internação médio é de 24horas.

Realiza-se a incisão na região baixa do abdome, comumente um pouco abaixo da cicatriz de cesárea. A camada de pele e gordura é “descolada” da fáscia muscular, e é feita a sutura deslocando os músculos novamente para a linha média (plicatura dos músculos retos abdominal).

Ao final, o paciente é posicionado em posição semi sentada, remove-se o excesso de pele e gordura e marca-se a nova posição da cicatriz umbilical.

Geralmente é deixado um dreno a vácuo na área descolada para evitar o acúmulo de líquidos.

Após a cirurgia o paciente deverá fazer repouso por pelo menos 30 dias, evitando carregar peso principalmente, e utilizando cintas e placas de contenção. Não costuma ser um pós operatório muito doloroso, porém pode haver desconforto relativo á postura, que nos primeiros dias é semi encurvada.

Indicado tratamento pós operatório com drenagens e alongamentos por profissionais especializados, minimizando o edema (inchaço) e acelerando o retorno a postura ereta.

Lembre-se: Riscos de infecção, hematomas, sangramentos, deiscências (os pontos da ferida operatória “abrem-se”), tromboembolismo e necroses são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. Siga sempre as orientações do seu médico, mesmo sentindo-se bem, para que sua recuperação seja a mais tranquila possível!

É bom saber:

- Cicatrizes: a extensão da cicatriz depende do grau de flacidez apresentado. Geralmente a definimos com o paciente sentado, marcando exatamente onde terminam as pregas de pele laterais ao quadril. A qualidade da cicatriz depende de vários fatores, é sempre o preponderante é o genético. Áreas com pelos podem ter pior aspecto devido a foliculites (“pelo encravado”). A cicatriz do umbigo costuma ser localizada na profundidade do mesmo, ficando, portanto, camuflada.

- Gestação após abdominoplastia: Não é recomendável engravidar pelo menos 1 ano após a cirurgia. Geralmente não observamos influencias graves na gestação, porém o seu obstetra deve ser alertado. O resultado da cirurgia plástica, obviamente pode ficar comprometido após a gravidez.

Você tem alguma dúvida sobre algum procedimento?


Clique no botão abaixo para agendar sua consulta.


Fale conosco

Copyright © 2020 Dra. Julyce. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido pela Hellomark