Correção de Cicatrizes Inestéticas
Muitas vezes, por fatores diversos e principalmente por fatores individuais (genéticos), as cicatrizes por traumas ou cirurgias ou oriundas de queimaduras, podem não ter uma estética satisfatória.
Quando isto ocorre, é preciso examinar o paciente e tentar entender o que pode ser feito para ajudar na qualidade da cicatriz.
Em alguns casos, e dependendo do tempo decorrido da cirurgia ou trauma, opta-se pelo tratamento cirúrgico, acompanhado ou não de outros tratamentos.
Cicatrizes inestéticas podem ser: alargadas, atróficas(deprimidas), hipertróficas (elevadas), queloide, hipercrômicas (escuras), hipocrômicas (esbranquiçadas).
E a cicatriz “ideal” seria: plana, macia e com coloração semelhante ao local.
Lembre-se:Diversos fatores contribuem para a qualidade final da cicatriz, até mesmo em que local do corpo ela se localiza, mas o fator genético sempre será o determinante principal.
É bom saber:
Queloide é uma cicatriz patológica que ocorre pela proliferação desordenada de colágeno tipo 1 pelas células fibroblastos durante a cicatrização. Este tipo de cicatriz é elevada, arroxeada, dolorida, coça e ultrapassa os limites do trauma inicial.
Pode ser necessário tratamento complementar com uma radioterapia específica, chamada betaterapia para tentar controlá-la.
Você tem alguma dúvida sobre algum procedimento?
Clique no botão abaixo para agendar sua consulta.
Fale conosco