Rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia que melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima.
A primeira pergunta que devemos fazer quando pensamos numa cirurgia no nariz é:
- Este nariz “funciona” bem?
Afinal, antes da importância estética no nariz, devemos nos lembrar que este órgão é primordial na qualidade de vida.
A cirurgia do nariz pode e deve corrigir possíveis anormalidades estruturais que causem dificuldade respiratória. Por exemplo, desvios de septo.
A rinoplastia pode mudar: o tamanho do nariz em relação a demais estruturas faciais; a largura do dorso nasal; o perfil; a ponta do nariz, que pode ser mal definida, volumosa ou caída; narinas grandes ou largas; assimetrias e desvios.
A tendência atual é de fazermos a cirurgia pela via “aberta” que proporciona melhor visão e campo de trabalho. As cicatrizes costumam se posicionar de maneira a ficarem “camufladas”.
Pode-se realizar rinoplastia com anestesia geral, ou local e sedação, quando a intervenção for menor.
O paciente fica com curativo externo (antigamente feito com gesso, e hoje feito com talas plásticas e fitas adesivas) por no mínimo uma semana, e algumas vezes é necessário o uso de tampões e/ou curativos internos.
O resultado de uma rinoplastia é notado após 6 a 12 meses da cirurgia, até que o edema ceda totalmente.
Lembre-se: Alguns cirurgiões plásticos preferem realizar o procedimento juntamente com equipe de otorrinolaringologista para tratamentos funcionais.
É bom saber:
Um assunto atual é a rinomodulação com ácido hialurônico. Apesar de ser uma substância segura e absorvível, este procedimento também envolve riscos, como por exemplo necroses por compressão, já que é uma região de pele pouco distensível. As sequelas podem ser irreversíveis.
Você tem alguma dúvida sobre algum procedimento?
Clique no botão abaixo para agendar sua consulta.
Fale conosco